Valorizando esse importantíssimo aspecto da natureza do ser humano – de ser simbólico e comemorar etapas conquistadas no seu desenvolvimento – o calendário chinês nos oferece uma rica e gigantesca gama de significados, que dialogam com sua cultura e pensamento. No dia 1 de fevereiro de 2022, celebramos o ano novo chinês e a chegada do ano do Tigre com o elemento Água.
No calendário chinês existem doze animais que representam de forma cíclica cada novo ano: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. Cada um desses animais possui características específicas relacionadas aos aspectos culturais que representam na cultura chinesa. Segundo uma lenda tradicional, Buda convidou os animais para uma festividade, e a ordem em que chegaram no evento estipula sua posição dentro do calendário.Além dos animais, o calendário chinês conta com cinco elementos – Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira – que também alternam ciclicamente, porém a cada dois anos. Esses elementos incorporam ainda outros aspectos à simbologia do ano, que em linha gerais tem relação com o equilíbrio (yin e yang) e de que maneira esse equilíbrio acontece.
Kung Hei Fat Choi
A expressão utilizada para se dizer, numa tradução aproximada, “feliz ano novo chinês” é Kung Hei Fat Choi. Aproximada, porque assim como toda tradução, é impossível traduzir literalmente toda a gama de significados que uma expressão tem, uma vez que foi gerada no seio da sociedade de seu povo. Buscando na internet é fácil encontrar traduções como “parabéns”, “te desejo prosperidade”, “que você enriqueça” e, em hipótese alguma, essas traduções estão incorretas, mas é importante entender a força da expressão e que ela não quer dizer somente isso. É um desejo amplo e genuíno de que nesse próximo ciclo as coisas sejam boas plenamente, em todas as áreas.
O Ano do Tigre da Água
Como citamos anteriormente, estamos entrando no ano do Tigre da Água. E o que isso significa? Em termos gerais, a figura do tigre, um dos principais animais relacionados à linhagem da Hung Gar, é símbolo de Força, Potência e de Assertividade. Quando imaginamos um tigre, precisamos entender que é um animal feroz, de grande porte e que não desperdiça energia, logo, seus ataques são fulminantes.
Com relação ao elemento, a água diz respeito às funções flexíveis e a forma mais lúdica de compreendermos seu significado simbólico é imaginarmos as ondas do mar. Sejam grandes ou pequenas as ondas são incessantes e perenes, ou seja, estão sempre em movimento, encontrando harmonia se sintonizando e contornando os obstáculos que se interpõem em seu caminho.
Tendo isso em vista, o que esperar do ano do Tigre de Água? Pergunta errada! Não se trata de um ano em que devamos esperar por coisa alguma. Um animal ativo de força e potência e um elemento de movimento constante nos mostram que é tempo favorável para ação. Então se trata de um ano bom para agir, colocar energia de ação em movimento. No seu tempo, movimentos grandes ou pequenos, mas sempre com força, com o máximo de dedicação e sobretudo, com constância, como as ondas do mar.