Grao-Mestre-Li-Hon-Ki

Grão Mestre

Li Hon Ki

Li Hon Ki

O Grão Mestre Li Hon Ki, falecido em 2016, foi  introdutor do estilo Hung Gar de Kung Fu na América do Sul, sendo representante da linhagem do grão mestre Lam Jo de Hong Kong através da “Hong Kong Hung Kuen Association”.

Nosso Grão Mestre Li Hon Ki, nasceu em 1952 em Hong Kong. Trouxe o estilo Hung Gar de kung fu para a América do Sul em 1979.
Na adolescência foi ator e dublê de vários filmes de kung fu na então britânica, Hong Kong. Em destaque o famoso filme “Câmara 36 de Shaolin” ao qual Li Hon Ki foi dublê e coreógrafo das cenas de luta. Atuou com grandes astros como Sammo Hung, Jackie Chan e Gordon Liu. Mestre Li Hon Ki, também estudou medicina oriental na Xian Mei University, onde atua até hoje, lecionando em diversas universidades pela América do Sul.

Na Hung Gar, começou treinar ainda criança, fazendo parte da então famigerada escola de lutas de Lam Jo, do qual foi discípulo direto. Dedicou-se a Hung Gar com muito afinco, e usou suas habilidades para ser um dos melhores lutadores da época, por muitas vezes ajudando na defesa da Escola de Lam Jo e comunidade.

Mestre Li Hon Ki, já no Brasil, formou muitos discípulos que levam a linhagem Lam Jo – Li Hon Ki. Dentre eles, Renata Balestrini que iniciou seus estudos no kung fu Hung Gar aos 7 anos de idade.
Com 14 anos passou a ser discípula direta do grão mestre Li Hon Ki e juntamente com seu mestre foi diversas vezes para a China desenvolver seu kung fu diretamente com Lam Jo e seus Filhos. Em 2013 realizou com seu mestre a cerimônia mais importante para kungfuistas, trata-se de cerimônia de discipulado ou chamada de “Pai Si” onde diante juramento realizado entre “céu, terra e humano” estabelece-se uma relação real de mestre e discípulo, ou pai e filha.

Renata Balestrini chegou na cidade de Londrina aos 16 anos onde fundou a Associação Punhos Unidos de Kung Fu (I – Ho Chuan) o nome foi em homenagem a uma tríade chinesa da época da “Revolução dos Boxers”, chamada Punhos Unidos e Harmoniosos, que lutavam contra a dominação estrangeira e escravidão do povo chinês, na época.

Desde então a Punhos Unidos Kung Fu vem crescendo a cada ano, com cada vez mais adeptos da Hung Gar e do sistema tradicional pautado não apenas nos treinos mas no aperfeiçoamento individual e coletivo do indivíduo.
A Punhos Unidos, mantém unidades filiadas em diversos estados brasileiros e em outros países.