Coronavírus, Kung Fu e Saúde

homem praticando tai chi chuan, saúde.

O assunto que será abordado nesse texto tem sido bombardeado com teorias, rumores e especulações e até por consequência disso, alguns efeitos colaterais até mais graves que o problema em si: o Corona Vírus.

Trata-se de um vírus extremamente contagioso cuja infecção pode levar vários dias para se manifestar e causa graves problemas respiratórios – muitas vezes similares a uma gripe – e atinge de forma ainda mais graves pessoas idosas ou que possuam algum problema crônico de saúde.

Em decorrência da gravidade da situação, ao passo que muitas pessoas voltaram seus esforços na conscientização da população em cuidados básicos de higiene e ações de prevenção, uma outra parcela da população se entregou ao pânico e ao desespero, enfrentando tumultuosas filas de mercados e farmácias com compras em quantidade excessiva, por conseguinte, prejudicando vizinhos e outras pessoas próximas.

A postura de um artista marcial

Dado esse pequeno recorte da situação, pode-se notar o importantíssimo papel de um treino completo de arte marcial, quando foca, além de condicionamento físico e aprimoramento técnico, valores que traduzem em diversos aspectos o amor genuíno. Respeito, solidariedade, empatia, altruísmo, assim como socos, chutes e técnicas avançadas de respiração, evoluem com o treino, se desenvolvem com a prática. 

Logo, da mesma forma que um aluno entra na escola e pode não saber fazer um soco corretamente e depois de um tempo de treino melhora sua técnica, uma pessoa pode não ter tão desenvolvido no seu cotidiano a cordialidade e o respeito; mas com treino e prática, pode aprender e desenvolver esses valores.

Pouco ainda se sabe sobre o vírus e a patologia que ele causa. No entanto, cientes de que as autoridades responsáveis estão correndo contra o tempo em busca de medidas eficazes de enfrentamento da pandemia, ainda existe um grande raio de ação onde podemos atuar.

Kung fu e Saúde

Primeiramente, é importante manter uma boa alimentação e manter a rotina de treinos, uma vez que isso deixa o corpo mais forte e resistente, aumentando a imunidade. Com a imunidade alta a resposta do corpo é mais forte, e os sintomas tendem a se manifestar de forma mais branda.

Além disso, manter os protocolos de isolamento é essencial, pois uma vez que existe a possibilidade de se contrair o vírus sem a manifestação de sintomas, isolar-se, manter uma distância segura e evitar contato é uma forma de proteger outras pessoas. O mesmo vírus que pode infectar uma pessoa e não manifestar nenhum sintoma, pode causar problemas bem graves em outra.

De modo geral, treinamos sempre para sermos melhores fisicamente e psicologicamente, e o comparativo sempre deve ser nós mesmos. Isso é aperfeiçoamento pessoal. Então, em situações delicadas como a atual, manter a calma, pensar no próximo, praticar a empatia, fazem um bem danado para o mundo, e fazer o bem, de coração, salva vidas.

Conteúdo da Postagem

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Autor
Sihing Everton Ponce

Sihing Everton Ponce

Iniciou seus treinos na escola de Londrina em 2013. Formado em Filosofia pela UEL e atualmente conduz a equipe de Katis (Taolus) da escola.

Veja outras postagens do Sihing Everton Ponce
Sihing Everton Ponce

Sihing Everton Ponce

Iniciou seus treinos na escola de Londrina em 2013. Formado em Filosofia pela UEL e atualmente conduz a equipe de Katis (Taolus) da escola.

Veja outras postagens do Sihing Everton Ponce

Revisores: Sihing Bruno Merotti

Este post tem um comentário

  1. Wellington Reinaldo

    Kin Lai Sihing. Obrigado pelo texto, muito esclarecedor e contextualizado. Aprendemos que o Kung Fu está pra além de uma atividade física, mas uma arte marcial cuja prática leva ao aperfeiçoamento pessoal e coletivo.

Deixe uma resposta

Relacionados

Geral

Os Katis no Kung Fu Tradicional

No Kung Fu, os Katis ou Tao Lus, são sequências de movimentos baseadas nas características de animais e elementos da natureza, que contém as técnicas

Leia Mais