A Punhos Unidos é uma escola de kung fu tradicional, localizada em Londrina – PR. Fundada no ano 2000 pela Mestre Renata Balestrini, a escola têm trabalhado no desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal dos seus adeptos por meio da arte marcial. Nesses 20 anos de história, mais de 1000 alunos passaram pela escola, que conta hoje com unidades em diversas cidades no Brasil e no exterior.
A Mestre Renata Balestrini faz parte de uma longa linhagem de grandes mestres. Discípula do grande Mestre Li Hon Ki (1952-2016), viaja anualmente para a China, onde mantém atualizadas as técnicas tradicionais.
A Punhos Unidos difunde o estilo Hung Gar de kung fu (linhagem do Grão-Mestre Lam Jo e Grão-Mestre Li Hon Ki de Hong Kong), e também o Tai Chi Chuan de Wudang.
Mas afinal, o que significa kung fu? O que é “Hung Gar” e Tai Chi Chuan ? Qual a importância de uma escola tradicional?
Kung Fu
Na China, Kung Fu significa literalmente “trabalho árduo”. Portanto, qualquer um que execute repetidamente uma tarefa com esforço, é um praticante de Kung Fu. Já no ocidente, o termo passou a designar as artes marciais chinesas milenares, que tem origem no templo Shaolin.
A história mais aceita sobre a origem do kung fu conta que Bodidarma, um príncipe indiano, abandonou sua vida na realeza e migrou para a China, onde se tornou discípulo de Batuo, um monge budista que habitava no templo.
Lá, Bodidarma escreveu o Tratado dos músculos e tendões, uma espécie de guia de exercícios físicos e respiratórios que buscava a melhoria da qualidade de vida dos monges do templo, que passavam horas meditando.
Com o passar do tempo, inspirados também em movimentos dos animais e características de elementos da natureza, outros monges desenvolveram esses exercícios com o foco em auto-defesa, dando origem ao kung fu.
Hung Gar Kuen
Do templo Shaolin foram originados diversos estilos de kung fu, com características, técnicas e movimentações próprias. O Hung Gar é um desses estilos. Desenvolvido pelo mestre Hung Hei Goon, o Hung Gar é conhecido por suas bases baixas e fortes, além de um sistema de ataque e defesa simultâneos.
As movimentações da Hung Gar são inspiradas em cinco animais: tigre, garça, serpente, leopardo e dragão; e cinco elementos: metal, madeira, água, fogo e terra.
É um estilo forte e prático, que busca decidir o combate com poucos movimentos. Isso permite que o praticante se defenda de maneira mais eficiente em uma situação de perigo.
Tai Chi Chuan
Tai Chi significa “suprema energia”. Assim como o kung fu Hung Gar, o Tai Chi é também uma arte marcial chinesa, praticada com movimentos lentos e firmes, que fortalecem os músculos, ossos e tendões.
Além disso, a prática tem foco na respiração, o que acarreta em muitos benefícios para o praticante. Por isso, o Tai Chi Chuan é conhecido no mundo todo como uma técnica importante para a saúde física e mental.
O Tai Chi Chuan de Wudang ou Tai Chi Wudang é o nome adotado pelo Mestre Cheng Tin Hung para o estilo de Tai Chi Chuan de combate que desenvolveu em Hong Kong. O Mestre Li Hon Ki desenvolveu seu método de ensino de Tai Chi Chuan, inserindo também as técnicas marciais e aplicação dos movimentos que aprendeu com Cheng Tin Hung.
A combinação de todas essas técnicas, tanto de kung fu Hung Gar quanto de Tai Chi Wudang, são a base de artes marciais poderosas, que trazem benefícios imensuráveis para aqueles que a praticam. E essas técnicas são transmitidas oralmente, de mestre para discípulo, desde sua fundação. Eis aí a importância de uma escola de kung fu tradicional.
Tradição
Como dissemos anteriormente, a Mestre Renata Balestrini viaja ao menos uma vez por ano para a China, com o objetivo de manter vivo esse conhecimento, transmitindo-o para os alunos da Punhos Unidos.
Assim, em uma escola tradicional, o praticante irá treinar as mesmas técnicas milenares desenvolvidas na China. Aqueles que praticam kung fu desenvolvem a autoestima, autoconfiança, disciplina, respeito, motivação; além, é claro, do fortalecimento físico e conhecimento de artes marciais.
A Punhos Unidos segue fielmente essa tradição, tendo formado mais de 50 faixas-pretas que auxiliam a Mestre Renata Balestrini na difusão do kung fu Hung Gar.