Tai Chi Chuan

A teoria mais conhecida acerca da origem do Tai Chi Chuan é a que diz que o mesmo foi criado por volta de 1200 D.C., quando monge taoísta Chang San-Feng fundou um templo na montanha de Wudang, visando o supremo desenvolvimento do ser humano através do Taoísmo.

Com base no pensamento filosófico taoísta sobre as relações de Yin-Yang, o Mestre Chang instituiu um complexo sistema de práticas com o objetivo de desenvolver seus praticantes física e mentalmente, através de uma forma de meditação coordenada com movimentos naturais do corpo tendo como resultado o desenvolvimento interno e externo do ser humano.

Um grande esforço e concentração, assim como dedicação firme e constante, eram e são requeridos para se atingir qualquer nível de evolução no Tai Chi. Esse sistema monástico rapidamente se desenvolveu e participar disto tornou-se um privilégio exclusivo.

O estilo Yang foi o primeiro estilo independente derivado do estilo Chen, o primeiro estilo de Tai Chi Chuan, derivado do Tai Chi de Wudang. Foi criado por Yang Lu Chang (1799-1872). Ele era de Yongnian, mas foi morar em Chen Jia Gou para estudar o estilo Chen do Tai Chi sob a supervisão de Chen Chang Xing durante nove anos. Suas habilidades no Tai Chi eram excepcionais a ponto de ninguém querer desafiá-lo e ele era conhecido como “Yang, o invencível”. Yang Lu Chan continuou a estudar no vilarejo onde aperfeiçoou seu treinamento.

A partir daí o estilo Yang tornou-se muito popular. Yang Lu Chang levou seus dois filhos para Beijing, Yang Ban-Hou (1837-1892), que também estudou Tai Chi Chuan de Wu Yu Xiang, e Yang Jian-Hou (1839-1917). A capacidade de Yang Jian-Hou alcançou alto nível graças à habilidade e determinação com que aprendeu de Wu Yu Xiang e seu pai.

Como somos uma escola de Kung Fu Tradicional, além das técnicas, inferimos nas aulas o contexto teórico e a atenção necessária para o entendimento efetivo da arte. Em razão disso, procuramos manter os padrões de disciplina das escolas tradicionais chinesas as quais mantemos vínculos.

Em nossa Escola, difundimos o Tai Chi Chuan, que surgiu em Wudang, difundido pelo Mestre Chen Tin Hung e pelo Mestre Li Hon Ki. Entretanto, após o falecimento do Mestre Li Hon Ki, para a formação de faixas-pretas em Tai Chi Chuan estamos dando continuidade à Linhagem Yang, representada oficialmente pelo Mestre Li Wing Kay, irmão de Li Hon Ki.

O Grão Mestre Li Wing Kay possui um grande apreço pelas Artes Marciais Chinesas. Com incentivo de seu tio To, aluno da tradicional academia Chin Woo, Li Wing Kay começou a praticar Kung Fu aos sete anos de idade e se graduou na Associação Lau Fat Moun, representante do estilo Garra de Águia (8ª geração). Ainda na China, o Grão Mestre Li graduou-se em Técnicas Desportivas, especializando-se em Artes Marciais. Também aprofundou seus conhecimentos em diversos estilos marciais, como Louva-a-Deus, Tai Chi Chuan, Wing Chun, Shuai Jiao, Hung Gar, Wu Shu, Judô, Karatê, Tae Kwon Do, Tang Soo Do e Muay Thai.